Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Maçã e Pêra com Molho de Caramelo na Bimby

Bolo de Maçã e Pêra com Molho de Caramelo
Apetecia-me fazer um bolo, e como tinha muitas maçãs e pêras e apodrecer, precisava de juntar o útil ao agradável. Procurei várias receitas e descobri uma que adaptei e mudei algumas coisas. Resultado: Um cheiro divinal e uma delícia de bolo!

Bolo

  • 3 Ovos
  •  1/2 Caneca de Açúcar Normal e 1/2 de Açúcar Amarelo (Na mesma caneca, coloquei o açúcar branco até meio e acabei de encher com o amarelo)
  • 2 Colheres de chá de aroma de baunilha
  • 1 Caneca de óleo 
  •  1 Colher de chá de fermento (bem cheia)
  • 1 Colher de chá de canela (bem cheia)
  • 2 Canecas de Farinha
  • 1 Colher de café de noz moscada
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de Vinho do Porto
  • 3 Pêras
  • 3 Canecas de Maçãs
Caramelo
  • 1 e 1/2 Colheres de sopa de manteiga
  • 3 e 1/2 Colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 1 e 1/2 Colheres sopa de natas
Comecei por colocar as 3 claras no copo com a borboleta e programei 5 min, vel 3. Retire e reserve.
Enquanto as claras estão a bater, descasquei as 3 pêras, retirei os caroços e cortei em fatias.
Barrei a forma com margarina, com ajuda ou do pincel ou de papel absorvente e espalhei apenas no fundo um pouco de açúcar amarelo.
Em seguida coloquei as fatias de pêra de modo a ficar todo o fundo forrado.
Sem lavar o copo, coloquei as gemas, os 2 açúcares e a baunilha e programei 1 min, vel 4, temp 37º.

Em seguida juntei o óleo e programei 1 min, vel 4.

Ligue o forno a 180º.

Juntei em seguida, a farinha, a canela, o fermento, a noz moscada e o sal e programei 1 min, vel 4. Juntei as claras e programei 2 min, vel espiga. A massa é um bocado espessa, portanto se as claras não ficaram bem envolvidas, envolva um pouco com a espátula e entretanto deite o vinho do porto e programei mais 1 min, vel espiga.
Deixei a massa no copo e fui descascar, tirar os caroços e cortar as maçãs em cubos pequenos para a caneca (falha minha, não contei quantas foram, mas como não eram muito grandes devem ter sido 10 maçãs).
Fui deitando caneca a caneca para dentro do copo da Bimby.
Quando estavam as 3 canecas, com a ajuda da espátula envolvi um pouco e programei mais 1,5 min, vel espiga.
A massa fica muito espessa, mas não se preocupe, é mesmo assim, em seguida deitei a massa para a forma.
Levei ao forno 40 minutos, mas acabei por deixar dentro do forno mais uns 10 minutos depois de desligado, porque a massa não estava bem cozida no centro.
Depois desenformei e começei a preparar o caramelo.
Numa frigideira coloquei os ingredientes para o caramelo.
E mexi durante 2 minutos até borbulhar (atenção, não deixar mais do que 2 minutos, senão vai endurecer e ficar caramelo tipo rebuçado e o objectivo e fazer molho de caramelo)
Depois foi só deitar por cima do bolo e devorá-lo!

Nota: esta quantidade de caramelo fica apenas no topo do bolo, se quiser que ensope o bolo tem que dobrar a receita de caramelo.
Se gostar de nozes pode acrescentá-las, partidas em pedaços pequenos ou trituradas na massa.

E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby

 OBRIGADA pelo carinho e apoio!

Comentários

Paula Vieira disse…
Que delicia de bolo.

Bjs.
Paula
Xanausify disse…
Muito bom mesmo, super guloso!
Xanausify disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Pão de Frango na Bimby

Pão de Frango Esta receita é mais uma que anda por aí super na moda. Decidi experimentar e é claro adaptar a receita à Bimby.

É bastante boa e saciante, faço ao jantar num pirex e guardo para o dia a seguir ou dois dias depois, tosto com um bom recheio e serve quer de pequeno almoço quer de jantar ou almoço. Fica muito boa.
Pode fazer variantes, juntando tomate ao triturar, juntando oregãos ou manjericão, alho ou parmesão, aazeitonas, colocando sementes por cima antes de colocar no forno, são inumeras as hipoteses.

200gr de frango cozido e desfiado1 Ovos + 1 clara (eu usei clara em pacote e deitei a olho)1 colher de chá de fermento em pó2 Colheres de sopa de Azeite2 Colheres de sopa de Leite1 colher de chá de sal
Se quiser cozer o frango de outra forma salte estes passos, eu cozi na Bimby e cozi logo mais, assim deu para mais vezes.
No copo coloquei o frango, cobri com água e programei 20 min (15min chegam se forem apenas as 200gr), varoma, vel colher inversa. Terminado o tempo, com a …

Bolo Folar na Bimby

Bolo Folar Até vir para o Algarve nunca tinha provado bolo folar, realmente é muito bom e todos os anos a escolinha do meu filho faz para vender e é delicioso. Este ano cederam a receita e eu resolvi adapta-la à Bimby, claro que tive que reduzir as quantidades, mas o resultado foi muito bom. Para a próxima coloco em duas formas de 15, pois ficou muito alto numa só.

1 Ovo380ml Leite120gr Margarina500gr Farinha1 Colher de sopa de fermento200gr de AçúcarChá: 125ml Água1 Colher de sopa de canela1 Colher de sopa de erva-doce em pó1 Casca de limão Primeiro fiz o chá.
Num tacho coloquei a água, a canela, a erva doce e uma casca grande de limão e levei ao lume até ferver. Liguei o forno a 180º.
No copo coloquei os ovos e o açúcar e programei 1min, vel 3. Juntei a margarina e programei 2min, vel 2, 37º. Retirei a casca de limão do chá e deitei no copo da bimby e juntei o leite, mexi 15seg, vel 4. Juntei a farinha e o fermento  e misturei 15seg, vel 4/5, ou mais uns segundos até ficar a massa tod…

Gelatina de Iogurte na Bimby

Gelatina de Iogurte
Como levo para o meio da manhã gelatina com fruta, iogute, ou mueli, a nutricionista deu-me a dica de fazer gelatina com leite e resulta muito bem, mas resolvi experimentar fazer com iogurte para levar para a tarde e comer como se fosse um pudim: muito bom!
1 Gelatina (de preferência light, sabor à escolha)250gr de Água250gr de Iogurte (2 iogurtes naturais magros, eu usei grego, o Lidl tem uns baldes de iogurte grego ligeiro que são muito bons - Dica da nutricionista) No copo coloquei a água e programei 4min, 100º, vel 1. Juntei a gelatina e mexi 20seg, vel 4.
Juntei o iogurte e mexi 20seg, vel 4. como é para levar para o trabalho deitei numa caixa quadradada para depois cortar em cubos, mas se quiser mesmo enganar a mente, deite numa forma de pudim (previamente passada por água).
E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby
 OBRIGADA pelo carinho e apoio!