Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Maçã e Pêra com Molho de Caramelo na Bimby

Bolo de Maçã e Pêra com Molho de Caramelo
Apetecia-me fazer um bolo, e como tinha muitas maçãs e pêras e apodrecer, precisava de juntar o útil ao agradável. Procurei várias receitas e descobri uma que adaptei e mudei algumas coisas. Resultado: Um cheiro divinal e uma delícia de bolo!

Bolo

  • 3 Ovos
  •  1/2 Caneca de Açúcar Normal e 1/2 de Açúcar Amarelo (Na mesma caneca, coloquei o açúcar branco até meio e acabei de encher com o amarelo)
  • 2 Colheres de chá de aroma de baunilha
  • 1 Caneca de óleo 
  •  1 Colher de chá de fermento (bem cheia)
  • 1 Colher de chá de canela (bem cheia)
  • 2 Canecas de Farinha
  • 1 Colher de café de noz moscada
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de Vinho do Porto
  • 3 Pêras
  • 3 Canecas de Maçãs
Caramelo
  • 1 e 1/2 Colheres de sopa de manteiga
  • 3 e 1/2 Colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 1 e 1/2 Colheres sopa de natas
Comecei por colocar as 3 claras no copo com a borboleta e programei 5 min, vel 3. Retire e reserve.
Enquanto as claras estão a bater, descasquei as 3 pêras, retirei os caroços e cortei em fatias.
Barrei a forma com margarina, com ajuda ou do pincel ou de papel absorvente e espalhei apenas no fundo um pouco de açúcar amarelo.
Em seguida coloquei as fatias de pêra de modo a ficar todo o fundo forrado.
Sem lavar o copo, coloquei as gemas, os 2 açúcares e a baunilha e programei 1 min, vel 4, temp 37º.

Em seguida juntei o óleo e programei 1 min, vel 4.

Ligue o forno a 180º.

Juntei em seguida, a farinha, a canela, o fermento, a noz moscada e o sal e programei 1 min, vel 4. Juntei as claras e programei 2 min, vel espiga. A massa é um bocado espessa, portanto se as claras não ficaram bem envolvidas, envolva um pouco com a espátula e entretanto deite o vinho do porto e programei mais 1 min, vel espiga.
Deixei a massa no copo e fui descascar, tirar os caroços e cortar as maçãs em cubos pequenos para a caneca (falha minha, não contei quantas foram, mas como não eram muito grandes devem ter sido 10 maçãs).
Fui deitando caneca a caneca para dentro do copo da Bimby.
Quando estavam as 3 canecas, com a ajuda da espátula envolvi um pouco e programei mais 1,5 min, vel espiga.
A massa fica muito espessa, mas não se preocupe, é mesmo assim, em seguida deitei a massa para a forma.
Levei ao forno 40 minutos, mas acabei por deixar dentro do forno mais uns 10 minutos depois de desligado, porque a massa não estava bem cozida no centro.
Depois desenformei e começei a preparar o caramelo.
Numa frigideira coloquei os ingredientes para o caramelo.
E mexi durante 2 minutos até borbulhar (atenção, não deixar mais do que 2 minutos, senão vai endurecer e ficar caramelo tipo rebuçado e o objectivo e fazer molho de caramelo)
Depois foi só deitar por cima do bolo e devorá-lo!

Nota: esta quantidade de caramelo fica apenas no topo do bolo, se quiser que ensope o bolo tem que dobrar a receita de caramelo.
Se gostar de nozes pode acrescentá-las, partidas em pedaços pequenos ou trituradas na massa.

E se gostou desta receita que tal fazer 1 Like no nosso Facebook:  https://www.facebook.com/xanauseabimby

 OBRIGADA pelo carinho e apoio!

Comentários

Paula Vieira disse…
Que delicia de bolo.

Bjs.
Paula
Xanausify disse…
Muito bom mesmo, super guloso!
Xanausify disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares deste blogue

Bolo Folar na Bimby

Bolo Folar Até vir para o Algarve nunca tinha provado bolo folar, realmente é muito bom e todos os anos a escolinha do meu filho faz para vender e é delicioso. Este ano cederam a receita e eu resolvi adapta-la à Bimby, claro que tive que reduzir as quantidades, mas o resultado foi muito bom. Para a próxima coloco em duas formas de 15, pois ficou muito alto numa só.

1 Ovo380ml Leite120gr Margarina500gr Farinha1 Colher de sopa de fermento200gr de AçúcarChá: 125ml Água1 Colher de sopa de canela1 Colher de sopa de erva-doce em pó1 Casca de limão Primeiro fiz o chá.
Num tacho coloquei a água, a canela, a erva doce e uma casca grande de limão e levei ao lume até ferver. Liguei o forno a 180º.
No copo coloquei os ovos e o açúcar e programei 1min, vel 3. Juntei a margarina e programei 2min, vel 2, 37º. Retirei a casca de limão do chá e deitei no copo da bimby e juntei o leite, mexi 15seg, vel 4. Juntei a farinha e o fermento  e misturei 15seg, vel 4/5, ou mais uns segundos até ficar a massa tod…

Quenelles de Frango versão Paleo na Bimby

Quenelles de Frango versão Paleo Estou a tentar entrar num estilo de alimentação Paleo (http://paleoxxi.com/a-comer/), esta receita é perfeita, quem não siga Paleo a receita original pode encontrá-la aqui:   http://xanauseabimby.blogspot.pt/2014/07/quenelles-de-frango-com-cogumelos-dieta.html
São muitos bons para snacks frios nos dias a seguir
400gr de peitos de frango ou bifes de frango 1 Gema de ovo (tinha congelada e usei)4 Dentes de alhoSalsa1 Colher de sopa de azeite75gr Colheres de sopa de queijo ralado 250gr de Cogumelos frescos (se preferir pode salteá-los antes)70gr de NatasSal q.b.Pimenta q.b. No copo coloquei o frango, sal, cobri com água e programei 10min, 100º, colher inversa. Retirei o frango e reservei. No copo coloquei os alhos e piquei 5seg, vel 5. Em seguida baixei os alhos com ajuda da espátula e juntei o azeite, programei 5min, 100º, vel 1. Juntei os cogumelos e programei mais 1 min, 100º, vel 1. Acrescentei a salsa, o frango e programei 20seg, vel 5. Juntei os rest…

Folar de Cerelac na Bimby

Folar de Cerelac  Cá em casa queriam folar e queriam bolo de cerelac, e como queriam os 2 num só... lá fui inventar. Saiu um Folar de Cerelac e foi um sucesso! muito bom!

2 Ovos100gr de Açúcar50gr de Manteiga300gr de Leite2 Colheres bem cheias de chá de Erva Doce1/2 Colher de Canela (coloquei só meia pois a minha sobrinha não gosta de canela, porque se não fosse ela colocava também 2 bem cheias)2 Colheres de chá bem cheias de fermento250gr de Farinha150gr de Cerelac No copo coloquei os ovos e o açúcar e programei 1min, vel 3. Liguei o forno a 180º.
Juntei a manteiga e o leite e programei 2min, vel 2, 37º. Adicionei a erva doce, a canela, o fermento, a farinha e o cerelac e misturei 15seg, vel 4. Limpei as paredes do copo e misturei mais 10seg, vel 4. Untei uma forma de Folar (redonda sem buraco, não muito grande) com margarina e farinha. Coloquei a massa e alisei com ajuda da espátula e coloquei açúcar por cima (mais uma vez, se a minha sobrinha não estivesse, aqui tinha colocado uma m…